O que são abrandadores e para que servem

Dependendo da região, é muito fácil de se encontrar água com uma grande quantidade de sais dissolvidos (também conhecida como água dura), como o cálcio e o magnésio. Águas com esse tipo de concentração podem ser encontradas em poços artesianos, nascentes e até mesmo fornecida pelas próprias concessionárias. Mas não se preocupe, ingeri-las não é prejudicial à saúde, ela só traz problemas para tubulações e equipamentos, pois os íons que existem no líquido criam crostas e diminuem a eficiência dos mesmos.

O abrandamento é a técnica em que acontece o processo de troca iônica, na qual resinas são carregadas ionicamente e assim substituem os íons dos minerais duros (cálcio e magnésio) por íons de sódio. Este processo torna a água mais leve, pura e saudável; evita a formação de incrustações em tubulações, torneiras, pias, chuveiros, aquecedores e máquinas de lavar; aumenta a rentabilidade de sabões e detergentes; melhora a troca de calor e reduz o consumo de energia.

Os abrandadores podem ser usados em casas, prédios, hospitais, hotéis, shoppings, fazendas, siderúrgicas, mineradoras, indústrias alimentícias, poços artesianos, nascentes, lagoas, rios, etc.

Voltar